← Início » Nativas » Árvores e Palmeiras
A Macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira da família Arecaceae também conhecido como macaúva, macauveira, coco-baboso, coco-de-espinho e macaíba.
Com altura até 15 m, a árvore é ornamental. Seus frutos são comestíveis, e de sua amêndoa se extrai um óleo fino semelhante ao da oliveira. Do miolo do tronco se faz uma fécula nutritiva, as folhas são forrageiras e têm fibras têxteis usadas para fazer redes e linhas de pescar. A madeira é usada em construções rurais.
O óleo da macaúba cada vez mais está sendo valorizado pelo mercado nacional e internacional, pois é refinadíssimo, tem valores nutricionais próximos ao azeite de oliva e seu potencial começou a ser descoberto pelas indústrias de cosméticos de alimentos.
Do processo de extração são obtidos dois tipos de óleo. O da polpa é esverdeado e aproveitado como biodiesel ou na indústria de cosméticos. Já o óleo da amêndoa, amarelado, é mais nobre, podendo ser consumido e também utilizado em produtos de beleza. O cacho pode ter até 60 quilos e produz 4 a 6 cachos por ano. Pode sobreviver por 100 anos.
Frutificação ocorre com 3 a 5 anos de idade.
Sua presença é indicativa de solos férteis.
Natural do Brasil. Encontrada principalmente na floresta latifoliada semidecídua da Mata Atlântica, desde o Pará até São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Além do Brasil, ocorre na Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Venezuela, nas três Guianas, no México e na América Central.